1- Grande São Paulo | 2- Grande Curitiba | 3- Grande Porto Alegre |

Tipos de Concretos

Concreto Aparente

Concreto Auto-adensável

Concreto Bombeável

Concreto Celular

Concreto Colorido

Concreto com Argila Expandida

Concreto com Fibras

Concreto com Isopor

Concreto com Vermiculita Expandida

Concreto Convencional

Concreto de Alta Resistência

Concreto de Alta Resistência Inicial

Concreto de Alto Desempenho

Concreto Especial

Concreto Extrusado ou Maquininha

Concreto Impermeável

Concreto Magro

Concreto para Baixas Temperaturas

Concreto para Estruturas Expostas à Água do Mar ou Sulfatadas

Concreto para Pavimentos Industriais

Concreto para Pavimentos Rodoviários

Concreto Pesado

Concreto Projetado ou Jateado ou Gunitagem

Concreto Rheodinâmico

Concreto Rolado para Pavimentos

Concreto sem Finos ou Concreto Cavernoso

Concreto Submerso

Concreto Tipo Grout

Concreto de Alto Desempenho


Característica:

• São concretos de alta resistência (> 30,0 MPa) e durabilidade.
• Reúne também outros fatores, além das resistências elevadas, como vimos anteriormente.
• Possui maior durabilidade, menor porosidade, maior impermeabilidade, maior coesão e de fácil aplicabilidade devido à utilização de aditivos superplastificantes ou hiperplastificantes. Normalmente recebe adições como Sílica ativa ou Metacaulim.
• Estas adições exercem influência sobre as propriedades do concreto de tal forma que durante a reação do cimento, parte reage cristalizando-se liberando a cal livre (CaO), até então inerte e indesejável que vai reagir com estas adições tornando-se um novo produto cimentício.
• Também, por causa de serem partículas extremamente pequenas se comparadas ao cimento, estas se introduzem entre os grãos de cimento, reduzindo o espaço disponível para a água e atuando como pontos de nucleação.
• O concreto de Alto Desempenho possui outras propriedades, além de somente ser considerado como de Alta Resistência que citaremos a seguir no campo utilização.
• Normalmente o calculista amarra em sua especificação Consumo mínimo de Cimento e Fator A/C.


Utilização - campos de aplicação:

1.Como Concreto Impermeável
Podemos dizer que um concreto com mesmas características de Fator Água/Cimento e consumo de cimento, dentro das condições básicas de concreto impermeável, com adição de Sílica ativa ou Metacaulim na ordem de 5 a 12%, podemos garantir uma impermeabilidade de 10 a 20 vezes superior. Isso aumenta a vida útil das estruturas, mesmo em ambientes extremamente agressivos.

2.Com Alta Resistência ao Ataque de Cloretos e Sulfatos
Altamente recomendável em estruturas expostas ao ataque de cloretos e sulfatos, por exemplo: estações de tratamento de esgoto, coletores de esgoto, estações de tratamento de água, obras marítimas, instalações portuárias, fábrica de adubos, etc.

3.Com Alta Resistência Inicial
Com facilidade se obtém resistências bastante elevadas em pequenas idades ou até em horas, normalmente utilizadas em estruturas emergenciais ou até em estruturas que se necessite dar um andamento acelerado no cronograma de obras.
Indicado também para estruturas de pré-moldados, as quais se podem liberar as fôrmas rapidamente, aumentando a produtividade, além da vantagem da redução nominal das seções das peças.

4.Com Alta Resistência
Estruturas em concreto que até então eram calculadas com no máximo Fck 40,0 MPa, com o surgimento das adições e aditivos especiais, hoje é possível se obter resistências acima de 100 MPa.
As maiores vantagens de estruturas em concreto, calculadas com resistências acima de 30 MPa, é que se pode projetar prédios mais altos, reduzir as seções das estruturas, algumas vezes em até 50%, ganhando-se espaço interno, reduzindo volume de concreto, gasto com fôrmas e armaduras, aumento dos vãos, aumento da durabilidade destas estruturas e ainda alívio em fundações, etc.
Estudos realizados em obras já executadas representaram uma redução no custo real na ordem de 15%.

5.Pavimentos de Alta Resistência
Em indústrias pesadas, onde exige tráfego intenso de empilhadeiras pesadas ou ruas e avenidas, paradas de ônibus, corredor de trolebus, etc., os concretos de alto desempenho são extremamente viáveis, pois aumentam a resistência à abrasão, ou seja, resiste ao desgaste superficial devido à ação abrasiva de areias, ou quaisquer outros elementos não desejáveis, que os veículos dotados de pneus com alta pressão exercem sobre estes. Ainda confere alta resistência à tração na flexão, superior aos concretos sem estas adições.
É comum também sua utilização em pavimentos de aeroportos.

6.Recuperação Estrutural / Reparos
Um concreto de alto desempenho aplicado sobre uma superfície limpa, rugosa e úmida de um concreto velho, confere aderência perfeita. Já foram feitos vários consertos ou aplicações práticas com a técnica de concreto com sílica ativa, como reparos em pisos, envelopamento de vigas e pilares, muito bom para enchimentos de ninhos ou recobrimento de armaduras expostas, etc.


Nota:

• As adições pelo fato de ser um material bastante fino conferem ao concreto baixa segregação e exsudação, podendo ser colocado o concreto em estruturas de difícil aplicação (estruturas esbeltas, muito armadas, etc.)
• Pelo mesmo motivo, em se tratando de material fino, o consumo de água elevaria substancialmente o fator a/c, não se obtendo as propriedades desejadas. Com isso o concreto tem necessidade do uso de super ou hiper plastificantes e na escolha desse tipo de concreto deverão ser levados em conta, tipos de cimento, distância da obra, temperatura ambiente, tipo de aplicação, cuidados com a cura, e propriedades que se deseja obter.



voltar

Acesso Restrito - 2013 Todos os direitos reservados a HiperMix Brasil - Desenvolvimento: Three-R Comunicação
Todo o conteúdo deste site é de responsabilidade da HiperMix Brasil. É proibibo a reprodução total ou parcial sem prévia autorização.