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Tipos de Concretos

Concreto Aparente

Concreto Auto-adensável

Concreto Bombeável

Concreto Celular

Concreto Colorido

Concreto com Argila Expandida

Concreto com Fibras

Concreto com Isopor

Concreto com Vermiculita Expandida

Concreto Convencional

Concreto de Alta Resistência

Concreto de Alta Resistência Inicial

Concreto de Alto Desempenho

Concreto Especial

Concreto Extrusado ou Maquininha

Concreto Impermeável

Concreto Magro

Concreto para Baixas Temperaturas

Concreto para Estruturas Expostas à Água do Mar ou Sulfatadas

Concreto para Pavimentos Industriais

Concreto para Pavimentos Rodoviários

Concreto Pesado

Concreto Projetado ou Jateado ou Gunitagem

Concreto Rheodinâmico

Concreto Rolado para Pavimentos

Concreto sem Finos ou Concreto Cavernoso

Concreto Submerso

Concreto Tipo Grout

Concreto para Pavimentos Rodoviários


CARACTERÍSTICA:

• Vale os mesmos comentários do item Concreto para Pavimentos Industriais, com ressalvas.
• O concreto deverá ser solicitado com Resistência à Tração na Flexão.
• O concreto para pavimento rodoviário tem normalmente slump 50+/-10 mm e seu acabamento superficial é vassourado e rústico, por questão de segurança relativo à frenagem.
• O concreto deverá ser vibrado e acabado com régua vibratória e posteriormente vassourado.
• Em se tratando de concreto exposto ao sol e vento, a cura deverá ser intensificada, na maioria das vezes com a utilização de agentes de cura.


UTILIZAÇÃO:

• Pavimentos rodoviários, praças de pedágio, paradas de ônibus, estações rodoviárias, etc.


NOTA:

• Saiba mais: - Quadro Comparativo Concreto x Asfalto.


Economia:

Concreto:
• Custo inicial moderado
• Desempenho em longo prazo com pouca manutenção
• Custo anual baixo e facilmente determinável
• A qualidade da superfície é mantida ao longo dos anos
• Está disponível praticamente em qualquer lugar
• Economiza-se até 30% nas despesas com iluminação das vias


Asfalto:
• Custo inicial aumentou com o preço do petróleo
• Manutenção rotineira e cara
• Custo anual alto e de difícil previsão
• Os buracos e afundamentos são freqüentes e causam danos aos veículos
• As usinas de asfalto são esparsas
• Não há economia na iluminação das vias


Desempenho

Concreto:
• Enorme vida útil
• Resiste a produtos químicos, óleos, intempéries
• Conserva íntegra a seção transversal
• Suporta facilmente sobrecargas imprevistas
• Distribui muito bem as cargas
• É praticamente impermeável
• Não é afetado pelo calor


Asfalto:
• Pequena vida útil (não mais de 10 anos)
• É fortemente afetado pelos mesmos agentes
• Deforma-se, afunda-se, formam-se trilhas de roda e buracos ou "panelas"
• Sobrecargas imprevistas danificam o sub-leito
• Não distribui adequadamente as cargas
• Absorve a umidade com rapidez
• Altas temperaturas produzem amolecimento e perda do material


Projeto:

Concreto:
• Técnicas de projeto praticamente invariáveis
• A resistência aumenta com a idade
• Os meio-fios, sarjetas podem ser construídos juntamente com os pavimentos
• A seção total de pavimento é menor do que a necessária ao asfalto
• As estruturas de drenagem são mais simples e eficientes


Asfalto:
• Os métodos de dimensionamento são muito variáveis
• A resistência costuma diminuir, principalmente em climas quentes
• Os meio-fios e sarjetas são separados do pavimento
• Requer maior escavação e maior movimento de terra
• Necessidade de estruturas de drenagem mais complexa



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